https://public-rf-upload.minhawebradio.net/236773/slider/7c7a41eb26a95a9658fa0578b0d329c3.png
Carreta do eMuseu é sucesso em Minas Gerais e chega a Resplendor
Regional
Publicado em 27/10/2022

          

 

          Resplendor, em Minas Gerais, receberá a partir de 29 de setembro a carreta do eMuseu do Esporte, que une história e tecnologia para mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e incentivar a prática desportiva, principalmente entre os jovens e crianças. O veículo começou sua “viagem mineira” por Conselheiro Pena, de 22/09 à 25/09, atingindo 21.330 atendimentos na cidade, depois de circular na capital e diversas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, atraindo milhares de  visitantes. A carreta do eMuseu do Esporte ficará em Resplendor até 2 de outubro, na Orla Sul, aberta à visitação gratuita, das 10h às 17h. O circuito em Minas Gerais será encerrado em Aimorés de onde a carreta seguirá para o Espírito Santo.

carreta itinerante é  uma iniciativa da  Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio  da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A carreta faz parte do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), plataforma digital para a preservação da história do esporte  brasileiro,  de forma interativa e dinâmica.

Além das galerias, exposições e simuladores, a carreta do eMuseu do Esporte oferece em seu entorno atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis; além da criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade. Como legado, em cada município visitado, a equipe do eMuseu do Esporte capacita professores, forma monitores para  atendimento em eventos, gerando novas oportunidades profissionais para moradores locais.

Bianca Gama, gestora e idealizadora do eMuseu acrescenta dois legados importantes do projeto: "um dos legados é que a carreta passa pela cidade mas a mesma se eterniza no portal do eMuseu do Esporte, pois cada cidade ganha sua coleção no portal do eMuseu do Esporte para registrar os momentos da ação da carreta e depois pode alimentar a coleção continuamente. O outro legado é que toda a carreta é acessível, tendo audiodescrição para deficientes visuais, legenda para deficientes auditivos e rampa para deficiente físico. Os conteúdos no portal também são acessíveis.

          Entre os parceiros dessa iniciativa estão as prefeituras que a recebem, bem como o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Coritiba, Grêmio, Fortaleza e Juventude.

 

 

 

eMuseu do Esporte - O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e seu conteúdo pode ser conhecido, de forma itinerante, na carreta totalmente adaptada. No seu interior estão disponíveis simuladores e vídeos, na união do esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência,  se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente aprender por meio do acervo histórico sobre as maiores conquistas do esporte nacional. O  eMuseu virtual já registra  mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo  na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão.

          A ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais. 

          A partir daí, em 2018, foi dado início às exposições virtuais e, atualmente, são 21 acervos disponíveis na rede mundial de computadores com versões em português, inglês e espanhol, divididos entre exposições e galerias 3D.

 

 

Assessoria de comunicação do eMuseu do Esporte

comunicacao@emusedoesporte.com.br

Comentários