Secretarias de Saúde de 5 Estados (Amazonas, Bahia, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Norte) informaram ao Poder360 ter ao menos 5.563 doses de vacinas contra a dengue que perdem a validade nesta 3ª feira (30.abr.2024). A quantia faz parte do 1º lote de 668 mil imunizantes distribuído em fevereiro pelo Ministério da Saúde às secretarias de saúde das UFs (unidades federativas) e dos municípios.
Eis abaixo o número de doses recebidas e a quantidade que vencerá nesta 3ª feira (30.abr):
- Maranhão: informou o recebimento de 40.610 doses da vacina; delas, 5.001 com validade em 30 de abril não foram aplicadas;
- Rio Grande do Norte: recebeu 7.000 vacinas; delas, 274 não foram aplicadas;
- Bahia: informou ter recebido 170.469 doses; delas, 274 perdem a validade nesta 3ª feira;
- Amazonas: recebeu 78.760 doses, delas, 14 perderam a validade;
- São Paulo: recebeu 8.310 doses do lote; todas foram utilizadas.
Os Estados acima fazem parte do grupo das 154 cidades de Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo que receberam doses de vacinas contra a dengue realocadas. Em março, o ministério publicou uma nota técnica em que propôs a redistribuição de imunizantes inutilizados para evitar a perda do material.
Ao Poder360, diferentemente do que foi informado pelas secretarias, o Ministério da Saúde afirmou que “de acordo com informações repassadas pelos Estados, não há mais doses com vencimento em 30 de abril a serem aplicadas”. Questionado sobre os números, o órgão disse que o registro de perda de dose é um “quantitativo mínimo residual”.
Em 18 de abril, o órgão decidiu ampliar a faixa etária do público-alvo contemplado pela vacina contra a dengue temporariamente para evitar a perda dos imunizantes. Pessoas de 6 a 16 anos puderam ter acesso às doses restantes. Antes, a faixa ia de 10 a 14 anos. Esse grupo etário, proporcionalmente, é o mais afetado por casos de internação pela doença.
O governo recebeu 1,2 milhão de doses da vacina contra a dengue em fevereiro e realizou duas distribuições para 521 municípios brasileiros selecionados de acordo com critérios técnicos, como incidência da doença. O Ministério da Saúde diz, ainda, ter adquirido mais 5,2 milhões de doses, com o prazo de validade para 2025.
METODOLOGIA
O Poder360 entrou em contato com as secretarias de saúde de cada uma das unidades federativas que receberam doses realocadas para questionar o número de vacinas recebidos do 1º lote, bem como a quantidade de aplicações registradas.
A este jornal digital, as secretarias de Saúde da Paraíba, Estado que recebeu 37.040 doses da vacina, e do Goiás (158.505 doses) disseram que não conseguiriam informar a quantidade de doses restantes até a publicação desta reportagem. O jornal digital também contatou a secretaria do Acre (17.810 doses), que não respondeu à solicitação.
Fonte: Poder360