Aconteceu na tarde de terça (11/04) no auditório da Prefeitura Municipal, uma importante reunião envolvendo autoridades civis e militares, no intuito de traçar novas estratégias e medidas a fim de prevenir a violência crescente nas escolas e creches.
Alertamos a todos os pais e responsáveis sobre os problemas ocasionados pela disseminação de fake news, e que isso só atrapalha o trabalho das autoridades.
A violência nas escolas é um problema que afeta não apenas os estudantes, mas toda a comunidade. É dever de todos zelar pela segurança e bem-estar dos alunos, professores e demais funcionários.
Durante a reunião foram propostas várias medidas de curto, médio e longo prazo, dentre elas citamos o aumento das rondas policiais nas regiões escolares, participação maior dos militares no ambiente escolar, treinamento dos funcionários das escolas em caso de surtos ou violência de terceiros ou de alunos dentro do ambiente escolar, distribuição de informativos sobre prevenção da violência, detecção de casos suspeitos com a devida atuação individualizada das autoridades, implantação de equipes multidisciplinares para tratar das questões psicossomáticas que podem estar afetando alunos e profissionais, sobretudo no pós pandemia, possibilidade de contratação futura de segurança armada e implantação de detectores de metal.
Vale melhorar que o município já dispõe, há mais de três anos, de sistemas de monitoramento por câmeras de vigilância em todas as escolas e creches, o que inibe consideravelmente a atuação de pessoas má intencionadas ou bandidos.
Outras medidas paralelas já foram implantadas e contribuem para redução da ociosidade dos adolescentes e jovens do município, com a consequente redução da violência, como os vários projetos culturais e esportivos oferecidos pelo município e por associações de utilidade pública.
Relevante informar também que já iniciamos as primeiras tratativas para retorno do projeto "guarda-mirim", que sem dúvida será muito importante para a população resplendorense.
Nesse sentido, o Poder Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Conselho Tutelar, CONSEP, Secretarias de Educação e Assistência Social formaram uma força tarefa para garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos. No entanto, é importante ressaltar que a participação dos pais e responsáveis é fundamental nesse processo. Qualquer informação ou atitude suspeita, é fundamental avisar as autoridades.
Por fim reiteramos nosso compromisso com a segurança nas escolas e com a disseminação de informações confiáveis e verdadeiras. Juntos, podemos construir uma sociedade mais segura e justa para todos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Resplendor