Antes do jogo, só polêmica e bate-boca. O Ipatinga pediu ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) que o WO não fosse aplicado ao jogo entre Democrata 1 x 0 Patrocinense, em 18 de março. O TJD aceitou o recurso. E a polêmica dos bastidores cresceu.
Para acabar com toda a confusão, derrotar o Ipatinga e o seu famigerado recurso, o Democrata teria de vencer o time do Vale do Aço por 3 gols de diferença. E a Pantera fez o dever de casa. Venceu por 4 x 1.
Avassalador em campo, o Democrata botou o Ipatinga na roda. Alemão, de pênalti, abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Aos 39 minutos, ainda no primeiro tempo, Pedro Oliveira, elegante, de chapa, dentro da grande área, marcou o segundo gol.
No segundo tempo, a torcida Pantera Cor-de-Raça já cantava a vitória, porque o placar de 2 x 0 já era um placar suficiente para rebaixar o Ipatinga. Mas e o recurso do TJD? Se o jogo terminasse assim, o Ipatinga partiria com tudo para tentar derrubar a Pantera no tapetão.
Mas aí, Morotó, aos 24 minutos do primeiro tempo, botou a pá de cal no recurso do tapetão. De cabeça, ele marcou o terceiro gol da Pantera. E para finalizar a impiedosa goleada, prestem atenção na descrição do lance: o goleiro da Pantera, Luiz Augusto cobrou um tiro de meta e jogou a bola na boca da área do Ipatinga, Thiago André disputou na corrida com o zagueiro Alex, do Ipatinga, ganhou e bateu cruzado. E fez 4 x 0.
No finalzinho, aos 44 minutos, Raphael Lopes descontou para o Ipatinga. Mas aí, não adiantava mais nada. A Pantera já havia destruído tudo, garantindo a sua vaga na elite do futebol mineiro 2025.
Ficha técnica
Democrata: Luís Augusto, Almir Sóta, Donato, Lula e Wender; Luanderson, Alemão (Luan) e Bruninho; Pedro Oliveira (Thiago André), Richard (Jorge Pedra) e Gutinho (Moroto). Técnico - Wladimir Araújo.
Ipatinga: Douglas Baldini, Ézio, Alex Trindade, Nilo e Neto; Marquinhos (Wesley), Lucas Paranhos (Raynan), Vico (Alex Matos) e Gérson Magrão (Luizinho); PH e Luís Felipe (Raphael Lopes). Técnico- Fabiano Braz.
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior; assistentes: Ricardo Junio de Souza e Leonardo Henrique Pereira; VAR: Michel Patrick Costa Guimarães.