Ex-líder mundial da Igreja Católica estava enfrentando problemas de saúde e teve morte confirmada pelo Vaticano na manhã deste sábado
Na manhã deste sábado (31), a Igreja Católica sente a perda de mais um de seus grandes representantes. Morreu, às 9h34, em Roma, o papa emérito Bento XVI. A informação foi confirmada pelo Vaticano.
O ex-líder mundial do catolicismo assumiu a função de papa em 2005 e renunciou ao ministério em 11 de fevereiro de 2013. Na época, o afastamento de Bento XVI, segundo o papa emérito, seria por razões de saúde do corpo e da mente. Ainda nesta semana, o papa Francisco pediu orações para Bento XVI durante uma audiência geral no Vaticano, realizada na última quarta-feira (28). Segundo o atual papa, Bento XVI estava sustentando a Igreja “no silêncio” e “muito doente”.
Na última quinta-feira (29), o Vaticano emitiu um comunicado informando que o estado de saúde de Bento XVI era grave e Francisco reforçou os pedidos de oração pelo papa emérito. De acordo com uma atualização da Agência Brasil, ainda na quinta-feira (29), Bento XVI estaria recebendo cuidados em um convento do Vaticano, onde reside desde 2013.
O comunicado feito pela Santa Sé também detalhou que nesta semana o papa emérito recebeu a unção dos enfermos na quarta-feira (28), ao final da missa celebrada no Mosteiro e na presença das “Memores Domini”, que há anos o assistem diariamente.
O funeral do papa emérito está previsto para a próxima quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30. O último adeus a Bento XVI acontecerá na Praça São Pedro, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco.
Fonte: Diário do Rio Doce