Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas realizaram uma manifestação pacífica na manhã desta quarta-feira (2), em frente ao Tiro de Guerra, no bairro Grã-Duquesa, em Governador Valadares. A manifestação ocorreu de forma tranquila, sem impedir o trânsito, sem queima de pneus e foi organizada pelo Movimento Popular por um Brasil Livre.
Como vem ocorrendo em outras partes do País, o objetivo foi protestar contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito Presidente da República com 50,9% (60.345.999) dos votos no último domingo. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 49,1%, que representam 58.206.354 eleitores.
Os participantes cantaram o Hino Nacional diversas vezes e coros relacionados à identidade brasileira e ao patriotismo. A PM acompanhou de perto, mas não precisou intervir. Em alguns momentos, os manifestantes, inclusive, entoaram elogios aos militares presentes. Alguns veículos que passaram pelo local buzinavam em apoio aos manifestantes.
Cartazes pedindo a intervenção, contrários às ideologias do PT e criticando o resultado das eleições, foram expostos pelos manifestantes. A maioria estava vestida de verde e amarelo e carregava bandeiras do Brasil. No convite divulgado em redes sociais pelo movimento, a seguinte frase é estampada: “Lula e sua ideologia não nos representam. Nossa bandeira jamais será vermelha”. Ao fundo do convite aparece a bandeira do País e a figura de um militar.
Manifestações similares próximas a unidades do Exército também foram registradas em outras partes do Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao quartel Exército, na avenida Raja Gabaglia. O mesmo ocorreu em Brasília, Rio e São Paulo. Em todos os casos, o pedido é de intervenção.
Fonte: Diário do Rio Doce