Brasil Noticias Regional Saúde

MG investiga 72 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19; número quase dobrou em um mês

Escrito por Bruno

São considerados suspeitos casos em que a pessoa volta a testar positivo para a doença a partir de 90 dias após a primeira confirmação laboratorial.

Minas Gerais investiga, atualmente, 72 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O número é quase duas vezes maior do que o registrado há um mês, quando 37 suspeitas estavam em apuração. Até o momento, não há casos confirmados de reinfecção em municípios mineiros.

Segundo a SES-MG, até esta quarta-feira (10), 156 casos suspeitos de reinfecção foram notificados no Estado. Do total, 82 foram considerados inconclusivos devido à falta de dados e outros dois foram descartados. A Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica e a Fundação Ezequiel Dias (Funed) investigam os 72 restantes.

São considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa volta a testar positivo para a Covid-19 a partir de 90 dias após a primeira confirmação laboratorial da doença, de acordo com nota técnica do Ministério da Saúde.

Casos de pessoas infectadas mais de uma vez pelo novo coronavírus são raros, mas já foram comprovados. O primeiro confirmado no Brasil foi de uma profissional da saúde de 37 anos, de Natal (RN), que teve a Covid-19 em junho do ano passado e, após se curar, testou positivo novamente em outubro, 116 dias depois do primeiro diagnóstico. Estudos genéticos identificaram duas linhagens diferentes do vírus.

Sobre o autor

Bruno

Deixe um comentário