FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CULTURAL JOÃO CALVINO
Mantenedora da Rádio Educativa FM 105,1

PERÍODO: 2016-2017

Breve Histórico:

A Fundação Educacional Cultural João Calvino, procura colocar em prática, alguns itens elencados de seu estatuto. Sendo mantenedora da Rádio Educativa FM 105,1 a mesma se utiliza com primazia do serviço de radiodifusão quanto a projetos, parcerias, campanhas, aspectos Culturais e Educacionais de interesses dos munícipes.

Promove informações do serviço de utilidades públicas. Leva ao ar entrevistas com profissionais no intuito de orientar e informar à população seja nas áreas de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Odontólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas), Educação (Pedagogos, Secretário de Educação), Segurança Pública (Polícia Militar, Civil e Consep), Esporte (Programa como Educativa no ESPORTE, abrangendo informações local, regional, nacional e internacional. Entrevistas com Dirigentes de Equipes do futebol amador da Região), Cultura (Coordenadores, Artistas), Jornalismo (Em duas edições 9h e 15h15min) com duração de 15 minutos em cada edição.

– Pr. João Landim

CONSTRUINDO A CIDADANIA

No Programa CONSTRUINDO A CIDADANIA trabalhamos com temas relevantes para o nosso município, entrevistando periodicamente o Tenente Ilismar, Comandante da Policia Militar em Resplendor, durante dois meses com os temas: Drogas, Orientações sobre trânsito, Importância da CNH, Segurança pública.

CLIQUE DESFRUTE DEUS: CHAMADO A INTERCESSÃO

ALARGANDO FRONTEIRAS – CLAMOR A DEUS POR RESPLENDOR LAMA DE MARIANA – MG

O Programa 1 Clique Desfrute Deus comentou acerca do impacto ambiental sobre Resplendor/MG, por conta do rompimento de uma barragem (Fundão – Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana) de rejeitos da empresa Samarco, no dia 05 e novembro de 2015. Posteriormente, foi feito uma transmissão pela Rádio Educativa, na proposta de se levantar um clamor a Deus sensibilizando até mesmo outros países por meio das Igrejas. O antes belíssimo Rio Doce, que corta a cidade de Resplendor, estava totalmente tomado pela lama da Samarco.

O Programa 1 Clique Desfrute Deus sob o comando do Pr. Edson Bruno de Joinvile – Santa Catarina, fez uma entrevista com o Pastor João Landim em conexão com a Rádio Educativa, sobre a situação do fato ocorrido, seguida de orações com Igrejas irmanadas.

CAMPANHA VOLUNTÁRIA DE DOADORES DE SANGUE

Aconteceu no último dia 03 de junho (sábado), das 9h às 16h, a 8ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue promovida pelo Hospital Nossa Senhora do Carmo, em parceria com o Hemominas.

Nossa Emissora deu total apoio a esta campanha, veiculando em sua grade de programação, tal evento, concomitantemente, com o Trail Club de Resplendor.

A Campanha foi realizada no próprio HNSC com o apoio de técnicos e profissionais para a captação dos doadores a fim de abastecer o estoque do Hemocentro.

SAÚDE COM CIÊNCIA – PRODUZIDO PELA UFMG

Spots de informações elaboradas pela UFMG veiculadas na Rádio Educativa de segunda a sexta feira às 11h55min, com matérias diversificadas, tendo como objetivo, levar o conhecimento produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) até a população, de forma clara, simples e objetiva, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Trata-se de um programa jornalístico na forma de séries temáticas, dividido em cinco “pílulas” de quatro a cinco minutos de duração cada uma. São apresentadas reportagens com especialistas convidados e a participação da população por meio do quadro “Quero Saber”, no qual as pessoas fazem perguntas sobre o tema da semana.

PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL de RESISTÊNCIA as DROGAS)

Um projeto elaborado e executado pela PMMG em Resplendor

Aconteceu na noite de sexta-feira (04/07/2017) no Patronato, a formatura do PROERD – (Programa Educacional de Resistência às Drogas), um importante trabalho realizado pela Policia Militar sobre a direção do Cabo Alexandre.

Nesse ano de 2017, 160 alunos das Escolas municipais Olímpio Alves Machado, Conselheiro Lafaiete, Coronel José Pereira de Jesus e Colégio Integral participaram deste projeto, quando na oportunidade foram homenageados e alguns que se destacaram receberam prêmios.

A Fundação Educacional Cultural João Calvino, não só é parceira neste projeto há mais de cinco anos, como também procura difundir por meio da Rádio Educativa, esta feliz idéia da nossa honrada PMMG, na divulgação e entrevistas quantas vezes necessárias for.

BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA

Nas mais diversificada modalidades esportivas, quantos (as) não são aqueles (as) atletas que se destacam pelo seu potencial. Eles (as) estão nas grandes metrópoles, e nas cidades do interior.

Quando sobressaem, logo vem a fama. Surgem os empresários, os agentes no intuito de colocá-los nos grandes clubes. Ocorre que nem sempre estão preparados para esta situação; (Novos lugares. Família distante, fama e dinheiro).

Quantos não são aqueles atletas que pelo fato de não terem alguém para orientá-los, hoje, vivem na penumbra da solidão, do desprezo e miséria. A Fundação Educacional Cultural João Calvino em parceria com a PMMG em Resplendor, Prefeitura, e NEC (Nacional Esporte Clube), procura levar sua parcela de contribuição por meio de palestras motivacionais, psicológicas, cidadania e caráter.

INCLUSÃO SOCIAL

A Fundação Educacional Cultural João Calvino, oportuniza em seu serviço de radiodifusão,quando possível, acolhimento de pessoas com algum tipo de deficiência física.

É o caso do Sr. Sérgio Carvalho, portador de deficiência visual (Retinose pigmentar – deslocamento de retina). Não obstante a essa situação, encontramos no Sérgio, um grande potencial para locução. Ele poderia ficar no muro das lamentações ou se entregar, valendo-se deste diagnóstico. Mas não se deu por vencido. Foi à luta!

Com uma mente privilegiada, interage processando as informações que lhe são passadas mentalmente (telefones, nomes dos ouvintes, endereços, apoios culturais) com desenvoltura, de forma voluntária, na locução num dos programas de nossa emissora. Uma de suas frases marcantes no Programa: “Olha à hora no patacão da Educativa; Não sou melhor do que ninguém, mas faço o que mais gosto, esbanjando alegria no seu rádio.”

“A maior deficiência não está no corpo do deficiente físico, mas, na alma do preconceituoso” (Sebastião Barros Travassos).

DESCOBRINDO NOVOS TALENTOS

Temos a grata satisfação de informar que no ano de 2017, o Sr. Gilmar Muniz Flores, (Tiba Tiba), caminhoneiro, quando numa de suas visitas em nossa rádio, concedemos-lhe a oportunidade para falar no microfone da Rádio Educativa. Era o seu sonho! Resultado? “Descobrimos” um talento. Um diamante que vem sendo lapidado. Com a peculiaridade do seu carisma, ganhou notoriedade do público ouvinte.

É cadeira cativa como voluntário na locução num dos programas da grade na nossa emissora. Uma de suas frases no Programa: “Gosto mais de você do que de mim.”

ÁREA DA MÚSICA

DUPLA SERTANEJA: SILAS & PAULO ROBERTO

Resplendor destaca-se no celeiro da música Popular Brasileira e Gospel. É o que vem ocorrendo com a Dupla Sertaneja Silas e Paulo Roberto. Talentos da região que com garra, determinação e competência colocaram em prática o dom que Deus lhes deu. Vozes afinadas! Como é bom ouvi-los cantar.

Através da Rádio Educativa que acreditou no trabalho artístico dos mesmos, esta dupla já gravou 02 CDs, sendo reconhecidos no município, distritos e região do estado como as demais já consagradas.

BANDA INFINITA GRAÇA

Ainda no fantástico e variado gênero do universo da música, Resplendor desabrocha-se com a Banda Infinita Graça. Dá gosto de ouvir essa turma jovem ao som criativo do Blues.

Uma banda exponencial que nos faz viajar no mais sublime enlevo espiritual com as canções e letras de sua própria origem. Já compuseram várias músicas do gênero da música Gospel. As mesmas encontram-se no “forno” para posteriormente passar pelo processo de masterização, numa gravadora. Mesmo assim, concederam a Rádio Educativa a honra em ser a primeira emissora a veicular algumas das suas inéditas canções.

SOCIAL

Rádio Educativa 105 FM recebe Visitas Ilustres de Alunos da APAE

Recebemos com muita alegria e muita honra a presença de alguns jovens da APAE de nosso município. Quanto amor, carinho e simplicidade vimos nestas vidas.

Um exemplo a ser seguido pela sociedade muitas vezes, indiferente, insensível ou com ausência de empatia a favor do próximo.

O sonho e o desejo dos mesmos era conhecer os estúdios de nossa emissora. Saber como funciona a rádio, uma vez que são ouvintes assíduos. Foi por demais gratificante, ver o brilho nos seus olhos e largos sorrisos de felicidade ao conhecerem internamente nossa Emissora.

“Sem a Educação das Sensibilidades, todas as Habilidades são tolas e sem sentido”. (Rubem Alves)

CULTURA

Um povo que não preocupa em preservar sua memória perde-se na história e se aniquila em curto prazo, na sua cultura. (Pajo)

Mesmo com o avanço tecnológico que vertiginosamente vivemos, não podemos deixar sucumbir ou apagar as páginas da nossa história, origens e cultura. É necessário zelar pela preservação da identidade cultural do nosso país. Temos esta preocupação.

Para quem desconhece, trazemos a lume um pouco da riqueza do acervo cultural que o Sr. Silvan Barbosa Moreira vem difundindo de forma consubstanciada, com uma riqueza incomum por meio de exposições e palestras em nosso município, região e Brasil, acerca da cultura indígena.

Ele é chefe da Coordenação Técnica local (Resplendor – MG) pela Fundação Nacional do índio (FUNAI). Já são mais de 400 peças catalogadas no seu acervo. Com suas exposições e palestras Sr. Silvan tem levado o nome de nossa cidade a outras regiões do nosso país, considerando que o mesmo é domiciliado em Resplendor/MG.

DOAÇÃO DE BÍBLIAS AOS PRESOS DA CADEIA PÚBLICA DE RESPLENDOR/MG

Acreditamos na restauração de vida do ser humano. Essa transformação pode ser alcançada através da evangelização pessoal falando sobre o amor de Deus, sua Graça e Misericórdia, e da distribuição de Bíblias. No ano de 2017, entregamos ao Diretor do presídio, mais de 100 Bíblias (Bíblias e Mini Bíblias), para serem repassadas aos detentos.

Realizamos culto no pátio e percorremos algumas celas no setor feminino, levando mensagens bíblicas objetivas e doando às detentas, opúsculos, literaturas evangélicas e bíblias e orando por todas com outros irmãos.

JORNALISMO

Nossa Emissora leva ao ar, de segunda a sexta feira informações dos últimos acontecimentos a nível local, regional, nacional e internacional, de cunho jornalístico, focado na área da política, economia, esporte, da saúde, educação, cidadania; em duas edições com duração de 15 minutos em cada edição (9h e 15h15min). Transmite também cinco edições diárias com o Giro 180 (3 minutos cada edição).

Equipe Educativa: João Landim – Júnior Groner – Jader Stofel

Tudo para a Glória de Deus!