Boletim Informativo

BOLETIM INFORMATIVO EDUCATIVA 105,1 FM 2021

Eventos Relevantes em Resplendor- MG- Brasil

Ano 2021.

Prólogo:

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados. (Aldous Huxley)

A Rádio Educativa 105,1 FM – pertencente à Fundação Educacional Cultural João Calvino, como veículo de comunicação em massa por meio de seus equipamentos prima-se em levar ao seu público ouvinte, um som exponencial. Tem sua política proativa dentro do possível; criar, incentivar, apoiar, e participar de eventos notadamente relevantes em nosso município.

No afã de querer conscientizar, difundir eventos e promover entrevistas pertinentes com profissionais renomados nas suas mais variadas atuações e autoridades de vários segmentos de nossa sociedade, é que procuramos pautar no intuito de colaborar numa via de mão dupla, dando ciência ao público ouvinte, dos acontecimentos então.  

Sendo assim, na condição de representante legal de nossa Emissora, elencamos abaixo, alguns eventos no ano de 2021.

CAMPANHA PARA COLETA DE SANGUE NO HEMOMINAS DE GOVERNADOR VALADARES-MG

Em função da pandemia do COVID 19 que atravessa nossa Nação e da presença constante e maciça de pacientes também em nosso Hospital de referência, o denominado  São Camilo- Resplendor-MG, com sua qualificada equipe médica, enfermeiros (as) Diretoria, Administração e funcionários capacitados, que  também acolhe pessoas  enfermas de cidades circunvizinhas e distritos, nos sensibilizamos abrindo nossos microfones , numa Campanha, incentivando doadores Resplendorenses, para atender a demanda em favor do referido Hospital no ano em curso, deslocando-se do nosso município para ir até a cidade de Governador Valadares-MG, doar sangue.

CIÊNCIA COM SAÚDE-A INFORMAÇÃO COM QUALIDADE DE VIDA

É um projeto firmado entre nossa Emissora com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerias), quando a mesma, disponibiliza por meio de spots áudios, com diversos assuntos abordados por professores desta renomada Universidade em nosso Estado e que muito tem contribuído de maneira significativa, esclarecimentos e orientações pertinentes aos nossos munícipes e demais ouvintes.

São cinco minutos de áudios produzidos pela UFMG, que vão ao ar na Rádio Educativa 105,1 FM- Resplendor- MG, de segunda a quinta feira, das 11:55hrs ao meio dia. Uma parceria que deu certo! No mês de outubro, o foco versou sobre “ OUTUBRO ROSA“ (câncer de mama).   

Outubro Rosa- Um toque de prevenção.

O mês de outubro chegou e, assim como todos os anos, a campanha “Outubro Rosa” tem o seu lugar reservado no calendário. Desde 1990, a campanha tem contribuído na conscientização de milhares de homens e mulheres sobre a importância do controle da doença, especialmente diante de números tão alarmantes: dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil só em 2021.

Por isso, é importante saber como identificar esse tipo de câncer precocemente, quais são seus tipos e características, assim como os avanços nos tratamentos. Todas essas informações, você confere nesta edição especial de entrevistas.

Entrevistada:
Cristiana Buzelin 
– médica especialista em patologia mamária e professora adjunta do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da UFMG.

AGOSTO LILÁS – CAMPANHA DA PM – 2º PELOTÃO da PM DA 15ª CIA INDEPENDENTE / RESPLENDOR-MG

Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A Lei 14.188, de 28 de julho de 2021 prevê que o crime de violência psicológica contra a mulher pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularizarão, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro método.

A Rádio Educativa promoveu na data de 10 de agosto, uma entrevista com o insigne Sr. AndersonComandante do 2º Pelotão da PM DA 15ª CIA INDEPENDENTE em Resplendor-MG e o soldado Sra. Jaqueline que de forma consubstanciada, e suas competências inerentes de forma esclarecedora, abordaram o assunto em tela, versando sobre ações preventivas e repressivas à violência doméstica e familiar contra a mulher. Falou-se também sobre Medidas Protetivas de Urgência, PPVD (Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica) etc.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Na data de 23 de setembro, precisamente, realizamos uma entrevista com o colendo sr. Tenente; Anderson- Comandante do 2º Pelotão da PM DA 15ª CIA INDEPENDENTE em Resplendor-MG. Na oportunidade, além da explanação do sr. Comandante sobre a Semana Nacional do Trânsito, o mesmo trouxe a lume, orientações valiosíssimas, sobre Prevenção e Cuidados no Trânsito de nossa cidade, não só para os condutores de veículos automotores, mas também, para ciclistas e pedestres, e comumente, o fator de segurança pública. Somos bem-servidos por estes guerreiros, como autênticos guardiões em sua forma ímpar operacional.  

SETEMBRO AMARELO

Com o slogan, “VIVER É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO”, na data de 10 de setembro, de 2021, recebemos na Rádio Educativa com muita honra, Sra. Fernanda S.S Teixeira Coordenadora do CAPS-1 (Centro de Atenção Psicossocial) de Resplendor- MG, e o sr. Ricardo Teófilo- Psicólogo, onde na entrevista, falaram sobre a Campanha Setembro Amarelo- Mês de Prevenção ao Suicídio. “É PRECISO AGIR”!

O tema proposto, procurou com esmero e experiência dos renomados profissionais, dar as devidas orientações e busca de alternativas no processo sobre a valorização da vida, considerando que o suicídio, é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. No entanto, o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção. 

CULTURA

Resplendor é um município também privilegiado pelo seu aspecto cultural artístico musical. O Celeiro descortina-se cada vez mais. Nossa cidade tem cantores, Duplas sertanejas nos mais variados estilos, seja popular ou gospel.


Silas e Paulo Roberto

O que dizer sobre a dupla sertaneja “Gargantas de Ouro” Silas e Paulo Roberto, a maior dupla da nossa região (cada um, medindo 1.90m de altura-kkk), com suas canções que tocam nossa alma; entre elas: “ Ficou saudade- Dono do Milagre”… Da mesma forma, conjuntos e Bandas tem adicionado consideravelmente nosso acervo musical. São muito conhecidos na região e sempre que possível, tem atendido convites para se apresentarem nas igrejas, eventos cívicos nas escolas e programações culturais.


Banda Infinita Graça

A Banda Infinita Graça, (Gospel) cujos integrantes são oriundos da nossa querida Resplendor, são exímios músicos e compositores natos, nas suas mais destacadas canções com recursos apurados e sempre com inovações em seus cânticos. Já gravaram e lançaram ao público, o primeiro CD, intitulado Infinita Graça.

Agora com recursos inovadores, a Banda lançou 03 singles: “Novo Homem – Seguro Estou e mais recentemente, Eu Te Amo Deus”. O single Novo Homem, tem um clip no canal da mesma no Youtube; INFINITA GRAÇA ROCK & BLUES que permitem ao público, acesso ao trabalho que a mesma vem realizando. Destaca-se, canções inéditas como “Seguro Estou, e Eu Te Amo Deus”. Vem mais outras inéditas por ai! Semanalmente se reúnem para aprimoramentos (pois primam pelo melhor para Deus) cuja visão da Banda é propiciar às pessoas, músicas com qualidade, bom gosto e com conteúdo bíblico e teológico. Dentro do possível apresentam-se quando a convite, nas Igrejas no auxílio litúrgico para os momentos de louvor e adoração a Deus.

BOMBEIRO CONCURSO DE REDAÇÃO “UM DIA SEREI BOMBEIRO”

Nossa Emissora, em atendimento ao Honrado Sr. Josué 2ºTenente BM Comandante do 6º Pelotão  de Bombeiros Militar –Resplendor- MG, face a iniciativa do importante projeto  oriundo deste órgão em nossa cidade, de cunho Educacional e incentivo em despertar novos talentos no caso redação, oportunizando adolescentes e jovens de Resplendor- MG, em seu desenvolvimento intelectual, abraçou esta causa tão nobre, divulgando em sua grade de programação, este concurso.  

MOMENTO DE LAZER:

PRIMEIRA REVOADA NA RAMPA DO MANDENGO

Nos dias 02 e 03 de outubro, Resplendor acolheu alguns pilotos de Parapente, nível 02 e 03, na localidade do Mandengo, onde ali, puderam fazer voos com suas habilidades. Constatou-se um número expressivo não só de Resplendorenses, mas também de outras localidades prestigiando o evento.

Toda infra- estrutura foi muito bem aplicada, com barraquinhas para lanches. Importante salientar o apoio irrestrito da nossa gloriosa PMMG/de Resplendor e Santa Rita do Itueto. Da competente equipe da área de Saúde de Resplendor, que fazia aferição de temperatura das pessoas dentro do chamado protocolo estabelecido pela OMS e uso de máscaras.

 Foi o primeiro evento nesta modalidade nunca antes vivenciada em nosso município, sob a direção da Prefeitura de Resplendor, Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer.


Estiveram presentes as seguintes autoridades: Nosso Digníssimo Prefeito Sr. Diogo Scarabelli Júnior, Neemias Martins- Vice-Prefeito – Sr. Secretário de Educação; Fabrício Velasco e o Secretário de Turismo, Sr, Washington Luiz Moreno Fernandes.

A Rádio Educativa na oportunidade, fez algumas entrevistas ao vivo, com nossas autoridades e também com o Empresário Gilberto Caús, sobre a relevância do evento em nossa cidade.

 Ao mesmo tempo, registramos nossa alegria e gratidão ao proprietário Sr.Vanderlei Caldeira e toda sua família, pelo permissão da realização do evento em sua propriedade. Sem dúvida; um lugar exuberante com panorâmica, impar.

COPA CIDADE 2021- FUTEBOL AMADOR / RESPLENDOR

Esporte é saúde, e socialização. Todos os anos, acontece na cidade de Resplendor-MG, o nosso chamado; Campeonato de Futebol Amador. O mesmo tem o patrocínio e apoio da Prefeitura de Resplendor e Secretaria de Educação Esporte e Lazer de Resplendor. Vale salientar que com a realização deste campeonato, abre-se uma porta de oportunidade para centros maiores aos times profissionais, aqueles atletas que se destacam no decorrer da competição. Não foram poucos aqueles jogadores talentosos, que deixaram Resplendor, tornando-se, portanto, jogadores profissionais em diversos clubes do nosso país. (Clebinho Leal- Mundinho- Edson Pial e Júlio César) Mais uma vez, a Rádio Educativa se faz presente neste campeonato na sua divulgação das tabelas, resultados dos jogos e entrevistas, conforme sua grade de programação.

DO APOIO TÉCNICO:

Ninguém faz nada sozinho. A Rádio Educativa carrega sempre em sua dinâmica de ação, o espírito de companheirismo com sua equipe. Ninguém é melhor que o outro. Juntos podemos fazer mais e com qualidade na competência de cada um com seu mérito.

Louvamos a Deus pelos nossos voluntários amigos mais achegados que irmãos, sendo eles: Jader Stofel, Stefano Mattos, Mr. Francis. Do nosso querido Bruno que alçou voos mais distantes. Soube vestir a camisa da Rádio pelo pouco tempo que ficou conosco.

Júnior Groner; Chegou para a Rádio ainda adolescente (Magrinho. Hoje; kkk…). Amigo também do peito. Sempre prestativo, responsável, “defensor público de nossa emissora”. Se conseguimos fazer a contento nossas entrevista pela LIVE, o êxito se deve a ele.

Obrigado MANOS E AMIGOS!

João Landim

Redação: João Landim

Diagramação: Daniel Alves  

Tudo Para a Glória de Deus!

Sobre o autor

Daniel Alves

Deixe um comentário